sexta-feira, 22 de julho de 2011

Auriculoterapia ou Auriculopuntura

(Foto de uma aplicação de acupuntura auricular em curso ministrado pelo Ceata São Paulo)

                   Primeiramente, há em certos ramos da Terapia, uma discussão acerca da nomenclatura. Alguns definem que a aplicação da Acupuntura na região auricular, chama-se Auriculopuntura. Sendo assim, a Auriculoterapia , seria algo mais abrangente, onde outros métodos terapêuticos podem ser usados, como a massagem, cromoterapia e florais, por exemplo. Creio que a nomenclatura não seja a questão mais importante. O terapeuta deve usar-se de todo seus conhecimento para melhor atender ao paciente. E sabendo que cada paciente necessita de cuidados específicos. Cada ser é único e cada desarmonia deve ser tratada também de maneira única. Portanto, protocolos de tratamento não servem para um bom Terapeuta. Podemos ter conhecimento de pontos e técnicas que pela prática ou pelo estudo servem para casos específicos, mas nunca será uma receita de bolo.
                   A Auriculoterapia (na qual podemos incluir a Acupuntura, independente de discussões sobre nomenclaturas) ou Auriculopuntura ou Acupuntura Auricular é um ramo da Acupuntura que utiliza-se de microssistemas , com uma idéia de reflexologia, para tratamento. Funciona como se o corpo todo fosse representado pelo pavilhão auricular. Existem outros microssistemas na Acupuntura: o abdômen, punho-tornozelo, olhos, mãos, pés, face e cabeça e alguns ainda consideram outros.
                    Entre estes microssistemas, a Acupuntura auricular é, sem dúvida, a mais popular e conhecida. Ela pode ser usada separadamente ou como complementar na Acupuntura Sistêmica ( a Acupuntura Sistêmica é a que abrange o corpo todo, através de seus meridianos ou canais energéticos).
                   Há um grupo de acupunturistas que não gostam da Acupuntura Auricular e não acreditam muito em seus resultados. O que eu posso dizer é que esta técnica ajuda em muitos casos, mas como em qualquer outra técnica, pode não ser efetiva para todos os casos. Uma outra questão importante a ser observada é que por se tratar de uma técnica um tanto mais simples de ser aplicada do que a Acupuntura Sistêmica, há pessoas que fazem cursos  e não estão preparadas de fato para aplicar. Os resultados não serão positivos de fato. Antes de fazer qualquer aplicação, um bom diagnóstico é o principal. E a técnica não se resume em apenas colocar sementinhas nos pontos. É um estudo sério e responsável.
                  A Acupuntura Auricular também é uma boa saída para as crianças que não gostam de agulhas. E a maioria delas aceitam o tratamento bem e gostam de mostrar para os amiguinhos na escola.
                 Muito diferente do que a maioria acredita, a Acupuntura Auricular não se resume a sementinhas na orelha. São aplicadas agulhas que podem ser parecidas com a sistêmica , onde o terapeuta aplica no consultório, deixa por determinado tempo e as retira. Existem agulhas permanentes e semi-permanentes, cristais, cristais radiônicos, pontos de ouro e prata e até moxa. Também podem ser feitas sangrias na região da orelha, muito eficientes, por exemplo, para quem estiver em uma crise hipertensiva. Enfim, há uma série de maneiras que um paciente pode ser tratado e diversos métodos e materiais. A eficácia do tratamento depende da qualidade do profissional em escolher o melhor para cada caso. E assim é tudo na vida.
                As escolas de Acupuntura Auricular mais famosas e utilizadas são a chinesa e a francesa.  A Acupuntura Auricular Chinesa foi reforçada e mapeada nos dias atuais pela Dra.Huang Li Chun. O mapa chinês apresenta-se de forma geral desta maneira:

                  A escola francesa vem tendo muitos adeptos e contou com o Dr Paul Nogier, cuja estória de estudo é bem interessante e valeria a pena ter um post específico somente para tratar desta questão.  O Dr Nogier vislumbrou o pavilhão auricular como um feto invertido:

E o mapa francês de Acupuntura Auricular  é este:

                    Um outro estudioso de Medicina Chinesa , que estudou a fundo o pavilhão auricular foi o Professor Marcelo Pereira, com o Livro TRATADO DE AURICULOTERAPIA, um livro que nem comporta os modelos atuais de impressão, mas que é considerado a Bíblia para os estudantes de Auriculopuntura.  O mapa do Dr. Marcelo também é bem usado, com uma versão mais atualizada da Acupuntura Auricular Chinesa de Huang Li Chun:



                    Estas forma pinceladas rápidas sobre a Auriculoterapia para aqueles que tem interesse em saber um pouco mais sobre estes estudos, ou por curiosidade ou talvez para poder até mesmo tratar-se.

                   Enquanto isso, massageie suas orelhas , de baixo para cima, da parte mais externa, desde o lóbulo até o ápice, na hélix, umas 6-9 vezes e depois na parte mediana antes da anti-hélix, aquela parte mais saliente, também de 6-9 vezes, de cima para baixo, e finalmente na anti-hélix, repetindo os mesmos movimentos. Faça isso nas duas orelhas.




Um forte abraço,


Renata Crivelaro.

2 comentários:

  1. Gostaria de pedir, se possível for, uma publicação sobre até onde a Acupuntura pode alcançar problemas relativos à artrose e artrites.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu vou tentar postar. Não prometo que seja em breve, mas o farei. Obrigada pela sugestão e apoio a este projeto.

    ResponderExcluir